Procissão é a maior festa religiosa de Alvorada, atraindo dezenas de milhares de pessoas todos os anos para o bairro na zona Sul da cidade | Foto: Pascom / OA
Procissão é a maior festa religiosa de Alvorada, atraindo milhares todos os anos na zona Sul | Foto: Pascom / OA

A maior festa religiosa de Alvorada está tomando ares de grande evento. Será assinado convênio que garante a realização da Procissão de Nossa Senhora Aparecida entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

O acordo contempla pontos como transporte, infraestrutura, sonorização, material gráfico e segurança com Brigada Militar e agentes de trânsito do município, sendo o valor total na ordem de R$ 20 mil.

ASSINE a edição impressa do jornal O Alvoradense

A Romaria, que tradicionalmente acontece em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, chega a sua 22ª edição em Alvorada e congrega fieis da cidade e também da Região Metropolitana de Porto Alegre.

• Em 2013: Mais de 30 mil fieis participaram da Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Os fieis saem da avenida Frederico Dihl e caminham até o Jardim Nossa Senhora Aparecida, por cerca de quatro horas de muita fé e devoção. E há os que realizam o trajeto de moto, bicicleta ou até mesmo a cavalo, com representantes dos piquetes e CTGs da região.

No final da procissão acontece missa campal, com a presença de padres da cidade e região, além do arcebispo ou bispo da Arquidiocese de Porto Alegre.

Santuário
Em 2011 surgiu a notícia de que havia uma movimentação para a construção de um Santuário de Nossa Senhora Aparecida no local onde acontece a missa campal no Jardim de mesmo nome. A ideia contou com o apoio da comunidade, autoridades e parlamentares, contudo, até o momento, não há qualquer indício de que o projeto saia do papel.

Fonte: O Alvoradense