O Grupo Hospitalar Conceição emitiu nota, nesta quinta-feira (19), esclarecendo sobre sua relação com os hospitais de Alvorada e Cachoeirinha.
De acordo com o documento publicado no site da instituição, há tratativas com o Ministério da Saúde e iniciadas conversas com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), contudo “não há nenhuma decisão tomada até o momento”.
Confira a nota, na íntegra:
“Nota de esclarecimento sobre hospitais de Cachoeirinha e Alvorada
Em maio de 2023, quando a atual diretoria assumiu a gestão do Grupo Hospitalar Conceição, foram iniciadas tratativas com o Ministério da Saúde para avaliar a possibilidade de o GHC assumir a gestão do Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, e do Hospital Municipal, em Alvorada.
O objetivo dessas tratativas, em âmbito do governo federal, era encontrar uma solução para minimizar os graves problemas que a população desses municípios vem enfrentando na área da assistência hospitalar e que também afetam os hospitais do GHC, pois há um aumento da demanda de usuários em busca de atendimento.
Em setembro passado, foram iniciadas as primeiras conversas com a Secretaria Estadual da Saúde e não há nenhuma decisão tomada até o momento. Diversas questões que afetam a realidade atual das gestões das duas unidades hospitalares precisam ser elucidadas com a Secretaria Estadual da Saúde antes de qualquer decisão definitiva.
Portanto, o GHC esclarece que não há decisão tomada ou anúncio a ser feito neste momento. O assunto está em estudo pelo Grupo Hospitalar Conceição, em nome do Ministério da Saúde, e a Secretaria Estadual da Saúde, gestor responsável pelos dois hospitais. Nenhum outro ente federado está envolvido nestas negociações”.