Giovana falou por quase duas horas com os empresários | Foto: Reprodução / OA

Giovana Thiago foi a segunda candidata à Prefeitura a ser sabatinada por membros da Acial durante jantar ocorrido na terça-feira (23). Ao responder um questionário enviado pela entidade aos postulantes do Executivo, Giovana apresentou um panorama geral da atual situação da prefeitura e garantiu implementar mudanças para reverter o cenário que, segundo ela, “é de dificuldades”.

Ela iniciou sua fala abordando os problemas da área da saúde no município. Segundo a candidata, o investimento da ampliação de 250 leitos do Hospital de Alvorada foi perdido após o governo do estado cancelar o repasse em janeiro deste ano. “Infelizmente, descobrimos por meio do Diário Oficial no início deste ano que o convênio foi cancelado. De fato não houve nenhuma articulação com os municípios”, relatou. “Vamos ter que retomar essa luta, não há outra alternativa.”

Giovana também abordou a UPA 24h, hoje com as obras concluídas mas sem previsão de abertura. Para ela, a alternativa seria abrir a unidade em janeiro na modalidade 12h. “Com a traumatologia funcionando, já seria um avanço para a cidade, já que hoje não temos isso”, avalia.

A candidata também reconheceu que “hoje o Samu funciona com precariedade”. “A solução para isso é abrir concurso para contratar médicos”, garantiu.

Na área da Educação, Giovana disse que seu plano de governo prevê o trabalho voltado aos eixos da participação cidadã, da política de afirmação do direito à edução, da gestão democrática, ética e eficiente e do desenvolvimento sustentável. “Precisamos investir muito na Educação Infantil (…), a nossa proposta é também poder investir na parceira com as creches comunitárias e capacitar todas as escolas estaduais para receber a educação infantil”, projetou, ao analisar que este é um dos principais desafios da próxima gestão.

Sobre os problemas de infraestrutura, a candidata disse que tem conhecimento da atual situação que vive a cidade e que seu eventual governo terá “foco na gestão dos recursos” para poder aplicar nesta área. Ela garantiu que buscará recuperar o maquinário. Também se comprometeu em regulamentar a lei que rege o uso das calçadas em pontos comerciais.

Na área da segurança, mesmo enfatizando que o setor é de responsabilidade do Governo do Estado, garantiu que “não podemos nos furtar de fazer o nosso papel de articulação política e de cobrança”. Também prometeu aumentar o efetivo da Guarda Municipal e equipá-la melhor.

A candidata também comentou sobre o projeto do Gabinete de Gestão Integrada, com participação das polícias civil e militar, e dos governos do Estado e Município. Ao citar o perfil do futuro secretário de Segurança, garantiu que deve ser “técnico mas também político”. “Não é necessário ser filiado ao partido A ou B, mas é necessário ser filiado à cidade de Alvorada e ter compromisso com a cidade.”

Quando questionadas sobre os motivos que a levaram a se tornar candidata, Giovana disse que seu nome foi construído internamento dentro do partido, com o apoio da deputada Stela Farias, que por problemas de saúde não pode concorrer. “Tenho conhecimento profundo de toda a situação financeira [da cidade], de todos os programas que Alvorada está cadastrada e que hoje precisam vir (…) e tenho conhecimento da máquina estadual e da articulação política necessária em Brasília, que tem que ser republicana, independente do partido que esteja lá e que esteja à cá. Tenho absoluta certeza que nós precisamos administrar Alvorada acima dos partidos políticos, para as pessoas e com as pessoas. Esse é nosso objetivo.”

A candidata petista se comprometeu em cortar em 50% o número de cargos de confiança, inclusive alterando a lei que rege o setor. “Tenho absoluta certeza de que não há necessidade desse número”, afirmou Giovana sobre a composição do Governo Serginho.

Tanto Giovana quando a deputada estadual Stela Farias, que a acompanhou na agenda, citaram a administração do atual prefeito e companheiro de partido, Professor Serginho, como “incapaz de superar os desafios”. Stela foi mais enfática e citou que, de maneira “respeitosa” tinha clareza de que “as coisas não saíram como gostaria”. Para Giovana, seu governo será espelhado na administração de Stela à frente da Prefeitura há 20 anos.

Confira os principais trechos da sabatina:

Confira a fala de Stela farias sobre o governo Serginho:

A próxima candidata sabatina pelos empresários será Professora Nadir (PTB). O evento é fechado para associados da Acial.

Fonte: O Alvoradense