Governado do Estado busca evitar aglomerações nas celebrações de Navegantes e Iemanjá

Católicos e religiosos de matriz africana estiveram reunidos com o governador Leite no Palácio Piratini

225
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / OA

Reforçando o que já determina o Decreto de Distanciamento Controlado, proibindo festividades e aglomerações, o governador Eduardo Leite recebeu na sexta-feira (29) líderes religiosos para debater os detalhes das medidas de prevenção ao coronavírus durante as celebrações Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, na próxima terça-feira (2).

No encontro foi confirmado o cancelamento das procissões da Igreja Católica, substituídas por carreatas com número reduzido de participantes, e o empenho das lideranças de matriz africana que realizam um trabalho que vai além dos líderes religiosos,  extensivo às prefeituras para que haja uma cooperação que evite excursões, encontros públicos ou outras aglomerações tanto em locais fechados como abertos, como na orla de rios e praias.

O assunto foi debatido pelo Gabinete de Crise de enfrentamento à pandemia que emitiu decreto com novas restrições, interditando praias de água doce e salgada das 18h de segunda (1) às 8h de terça (2).

Navegantes em Porto Alegre

Sem procissão e com novena reduzida, a organização da 146ª edição da Festa de Nossa Senhora de Navegantes buscou alternativas para que os devotos possam participar das celebrações com segurança.

Na terça-feira (2), a celebração presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, terá transmissão às 9 horas, pelo Facebook, além dos canais de televisão da RDC TV (NET/RS Canal 524) e TV Urbana (opera via canais 55 UHF e 11 da NET). O Santuário Navegantes estará aberto à visitação para o cumprimento de promessas ao longo do dia, até às 18 horas, seguindo todas os protocolos sanitárias. Após a Missa, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percorrerá alguns pontos da Capital em um caminhão aberto. Confira o percurso:

Catedral Metropolitana de Porto Alegre, rua Duque de Caxias, 1047, Centro Histórico;

Santuário Santa Rita de Cássia, rua Jacundá, 345, Guarujá;

antuário Nossa Senhora Aparecida, Praça Senador Alberto Pasqualini, 120, Ipanema

Santuário Mãe de Deus, rua Santuário, 400, Cascata e

Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rua Nossa Senhora de Fátima, 50, Rubem Berta.