Governador determinou afastamento de secretário durante viagem oficial a Israel | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini  / OA
Governador determinou afastamento de secretário durante viagem oficial a Israel | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini / OA

O governador Tarso Genro, em viagem oficial a Israel onde lidera missão internacional, determinou nesta segunda-feira o afastamento imediato do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg, alvo de investigação da Polícia Federal.

Tarso foi firme ao garantir que não relutará em afastar outros servidores, caso seja comprovado envolvimento no caso: “Não apenas o secretário será afastado. Se soubermos de qualquer outro nome do Governo do Estado envolvido, ele será igualmente afastado. Essa é uma medida preventiva”, assegurou.

A determinação do governador foi repassada ao centro do Governo em Porto Alegre no início da manhã, assim que ele foi informado pela Polícia Federal, como é de praxe em casos de envolvimento de autoridades.

Tarso também determinou que o Executivo auxiliasse no trabalho da Polícia Federal.

A Prefeitura de Porto Alegre também informou nesta manhã o afastamento do secretário do Meio Ambiente do município, Luiz Fernando Záchia. Em nota, o prefeito José Fortunati ponderou que o afastamento “não se trata de qualquer julgamento prévio, mas de uma iniciativa para preservar e garantir a total transparência ao processo”.

Fortunati também determinou o afastamento de todos as pessoas apontadas na investigação, que ocupem cargos no serviço público municipal, até o fim do trabalho da Polícia Federal.

Fonte: O Alvoradense