Governador reforça pedido para incluir sistemas contra cheias no PAC

Reunião com ministros ocorrida em Porto Alegre, apresentou a necessidade do dique do arroio Feijó

Foto: Luís André / Secom / Divulgação / OA

A inclusão de três projetos contra cheias no programa federal PAC Seleções, que inclui o dique de Alvorada, foi um dos temas da reunião ocorrida na quarta-feira (29) entre o governador Eduardo Leite e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Os projetos envolvem, além de Alvorada, a construção de sistemas de proteção (dique) para evitar inundações na Bacia do Rio Taquari-Antas, em Eldorado do Sul e em outras cidades da Região Metropolitana.

“Algumas dessas solicitações já foram feitas ao Governo Federal. Estamos pedindo que os projetos sejam contemplados por meio do PAC Seleções, com a liberação de recursos pela União para que possamos fazer as contratações e iniciar a execução”, destacou Leite.

Alvorada

O Executivo estadual requer o apoio da União para executar a obra no Arroio Feijó, contemplando Alvorada e outras cidades da Região Metropolitana. A obra está orçada em R$ 2 bilhões.

O Novo PAC Seleções foi lançado pelo Governo Federal em setembro de 2023, quando foram anunciados investimentos de R$ 65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos. Os projetos selecionados se somam às obras do Novo PAC, anunciado pela União em agosto do mesmo ano.

A reunião contou com a presença de prefeitos gaúchos, dos ministros Paulo Pimenta (Reconstrução), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Jader Barbalho Filho (Cidades), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Nísia Trindade (Saúde).

Fonte: Secom / Governo do Estado