Governador Tarso Genro assinou expediente que autoriza a realização de concurso para contratação de mais dois mil brigadianos | Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / OA

O governador Tarso Genro autorizou, nesta terça-feira, a abertura de concurso público para contratação de 2 mil soldados para a Brigada Militar.

A inclusão dos novos policiais ocorrerá em duas etapas: mil serão incorporados ainda neste ano e o restante até o segundo semestre de 2014.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o edital será publicado nos próximos dias e o novo contingente será distribuído em todas as regiões do Rio Grande do Sul. “Vamos avaliar o contexto das regiões mais necessitadas, mas todo o Estado receberá novos policiais”.

Michels informou também que, em breve, serão contratados mais 700 policiais civis e 1,4 mil agentes para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). “O ingresso desses novos agentes é muito importante porque irá liberar cerca de 800 homens da BM que atualmente atuam nos presídios da Região Metropolitana”.

A previsão do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, é de que os primeiros mil soldados estejam nas ruas até abril de 2014, após o período de treinamento. “Este é o tempo necessário para a formação, instrução e qualificação desses novos servidores antes de atuar no policiamento”.

Em 2012, o Governo do Estado realizou concurso para ingresso de outros 2.580 soldados. Este efetivo está concluindo o treinamento e deverá estar nas ruas até o final deste mês. No total, serão 4,5 mil policiais incorporados à Brigada Militar até o final de 2014, e 1,5 mil na Polícia Civil. Já a Susepe terá 2,2 mil novos agentes, o que representa mais de 70% efetivo atual.

Fonte: O Alvoradense