Estão abertas as inscrições para o RS Seguro Esporte, programa transversal da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) que destinará R$ 8 milhões para o desenvolvimento de regiões em vulnerabilidade social. O investimento do Governo do Estado será realizado por meio de editais que englobam três linhas de atuação: reformas de infraestrutura, apoio a entidades e distribuição de equipamentos para prática esportiva, contemplando 17 territórios dos municípios de Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.
Os territórios selecionados fazem parte da primeira etapa do RS Seguro COMunidade, no eixo das ações sociais preventivas e transversais do Programa RS Seguro, do governo do Estado, que mapeou os locais com índices mais elevados de violência e vulnerabilidade social. Como ação estratégica do RS Seguro Comunidade, o inédito RS Seguro Esporte tem como objetivo transformar a realidade local com a oferta de diversas políticas sociais, apoiadas nos benefícios proporcionados pelo esporte.
RS Seguro COMunidade
O RS Seguro Esporte faz parte do RS Seguro COMunidade, programa lançado em 2023 que prevê investir R$ 310 milhões em bairros mais vulneráveis até 2026. Com o engajamento de todas as secretarias de Estado, o RS Seguro COMunidade prioriza nessas áreas programas de geração de renda, engajamento jovem, educação e cidadania, saúde da família, esporte e meio ambiente.
Para direcionar com precisão o investimento, a equipe técnica do RS Seguro realizou um minucioso estudo dos crimes violentos letais e intencionais (CVLI) consumados e tentados entre 2018 e 2022, em cruzamento com uma série de indicadores de vulnerabilidade sob o aspecto socioeconômico. Ao total, foram mapeados 44 territórios – áreas geográficas que podem compreender partes ou mais de um bairro e até mesmo áreas de duas cidades limítrofes. A primeira etapa do programa ocorrerá nos 17 locais que concentram os índices mais elevados.
Lançado em 2019, o RS Seguro foi o pontapé inicial para os programas que vieram nos anos posteriores. É um programa transversal e estruturante criado pelo Governo do Rio Grande do Sul com o objetivo de reduzir os principais indicadores criminais por meio da focalização territorial, priorizando 23 municípios com os maiores índices de violência e criminalidade.
Fonte: Governo do Estado do RS