Vitória coloca o Grêmio no G-4 do Brasileirão | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/OA
Vitória coloca o Grêmio no G-4 do Brasileirão | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/OA

Na fria noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, os mais de 17 mil torcedores presentes na Arena viram o Grêmio passar por cima do Cruzeiro, atual líder do campeonato, pelo placar de 3 a 1.

• FOTOS: Veja as imagens do jogo

Com o resultado, o Tricolor comemorou a chegada ao G-4 na tabela do Brasileirão com 22 pontos. Werley, Barcos e Kleber fizeram os gols gremistas, todos na etapa final. Essa foi a segunda vitória seguida do Tricolor na competição.

Primeiro tempo
Apesar do frio, o jogo começou quente, bem movimentado, com as duas equipes chegando forte ao ataque. Logo aos 2 minutos, Alex Telles recebeu de Barcos na esquerda e fez o cruzamento. A zaga afastou errado e Maxi Rodríguez pegou a sobra, de primeira, de dentro da área. A bola desviou em Dedé e quase entrou. Saiu à esquerda para escanteio.

O Cruzeiro deu o troco no lance seguinte, no contra-ataque. Vinícius Araújo recebeu na direita, atrás da zaga, invadiu a área e chutou cruzado, rasteiro. Dida caiu para fazer boa defesa. Não demorou muito para os visitantes mostrarem a razão de estarem liderando a competição.
Aos 10 minutos, Everton Ribeiro recebeu na entrada da área, pela esquerda, entrou a drible, passou por dois adversários e chutou forte obrigando Dida a fazer outra boa defesa. Teve perigo.

Na jogada seguinte, o mesmo Everton Ribeiro fez uma virada de jogo buscando Luan, na esquerda, atrás da zaga. O atacante tirou de Dida, mas Rhodolfo salvou antes da chegada de Ricardo Goulart. Escapou o Grêmio.

O Grêmio voltou a levar perigo aos 17 minutos: Kleber foi derrubado na intermediária, pela direita. Alex Telles cobrou na área, a bola passou por todo mundo e Fábio fez a defesa com alguma dificuldade. Dez minutos depois, Ceará recebeu na direita e fez o cruzamento na marca do pênalti. Vinícius Araújo torneou de cabeça e Dida fez firme defesa no centro da meta.

Aos 29, Maxi Rodríguez recebeu na entrada da área e deu um leve toque de primeira, por cima da zaga, encontrando Kleber, na esquerda. O Gladiador dominou e chutou forte. A bola bateu no zagueiro, amorteceu e ficou fácil para Fábio. Três minutos depois, surgiu o principal lance da primeira etapa: com excelente toque de bola, Everton Ribeiro recebeu na frente da área e lançou Egídio, entrando pela esquerda. O lateral cruzou rasteiro buscando Vinícius Araújo, que chutou no travessão. No rebote, Everton Ribeiro subiu de cabeça com Bressan e o árbitro Paulo César de Oliveira marcou toque de mão do zagueiro gremista. Um extremamente duvidoso.

Dida fez grandes defesas no primeiro tempo | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/OA
Dida fez grandes defesas no primeiro tempo | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/OA

Segundo tempo
Depois de muita reclamação, Everton Ribeiro fez a cobrança rasante, no canto esquerdo. Dida se esticou e mandou para escanteio evitando o gol cruzeirense! Grande defesa!

No lance seguinte, o volante Souza agarrou a camisa de Barcos segurando um contra-ataque gremista. Ele já tinha cartão amarelo. Recebeu o segundo e acabou expulso de campo deixando a Raposa com dez jogadores. Estava tudo dando certo para o Tricolor, só faltava o gol. Pelo menos era o que todos esperavam para etapa final.

Depois de uma breve queda de energia que atrasou o início do segundo tempo, a bola rolou na Arena com as duas equipes sem modificações. A primeira incidência da etapa final foi exatamente uma modificação, a primeira no Grêmio: Renato colocou Guilherme Biteco no lugar de Bressan, aos 8 minutos, mudando o esquema tático da equipe.

Coincidência ou não, a substituição mudou a cara da partida. Dois minutos depois, Maxi recebeu na entrada da área, de costas para o gol, e recuou para Ramiro, que mandou a bomba. A bola ainda desviou no meio do caminho, mas Fábio fez boa defesa.

Era só um aperitivo para o primeiro gol gremista! Aos 12 minutos, Pará cavou escanteio pela direita. Guilherme Biteco cobrou fechado, no primeiro pau. Egídio cortou e a bola voltou para Biteco, que mandou com perfeição, na cabeça de Rhodolfo, no segundo pau. Fábio fez grande defesa no primeiro lance, mas o rebote caiu nos pés de Werley, que mandou para o gol vazio. Grêmio 1 a 0.

O Cruzeiro acusou o golpe e, depois de sair jogando errado no campo defensivo, Maxi Rodríguez lançou Barcos, entrando livre atrás da zaga. O defensor deixou passar e o Pirata ficou sozinho. Ele esperou a saída de Fábio e, com um leve toque, mandou por cima, com categoria. Golaço! Grêmio 2 a 0 aos 15 minutos.

A vantagem originou um clima de euforia nas arquibancadas da Arena que só arrefeceu um pouco aos 21 minutos, quando o Cruzeiro descontou: Nilton cobrou falta com violência, da entrada da área. Na trajetória do chute, a bola desviou em Matheus Biteco, que recém havia entrado no lugar de Maxi, e tirou Dida da jogada, que nada pode fazer.

Com dez jogadores em campo e com 2 a 0 contra, o gol foi um verdadeiro achado para os visitantes. No ímpeto de buscar o empate, o Cruzeiro acabou sofrendo o terceiro. Aos 27 minutos, Barcos puxou contra ataque e ia parar dentro do gol se não fosse derrubado na entrada da área por Bruno Rodrigo. Alex Telles fez a cobrança surpreendente, chutando por baixo da barreira, no canto direito. Fábio fez outra defesa parcial deixando a bola à feição, na pequena área, nos pés de Kleber. O Gladiador tirou do goleiro e saiu para festejar. Grêmio 3 a 1.

O gol deu a tranquilidade que o time precisava. Aos 39, Renato ainda colocou Paulinho no lugar de Kleber, que saiu ovacionado pelo torcedor. Com o placar garantido, o time soube tocar a bola, administrar a vantagem e garantir os três pontos dentro de casa. Agora o Grêmio viaja para o Rio de Janeiro onde enfrenta o Vasco da Gama, no próximo sábado.

Com gols de Werley, Barcos e Kleber, equipe construiu placar no segundo tempo Com gols de Werley, Barcos e Kleber, equipe constrói placar no segundo tempo
Com gols de Werley, Barcos e Kleber, equipe construiu placar no segundo tempo Com gols de Werley, Barcos e Kleber, equipe constrói placar no segundo tempo

Fonte: Site Oficial Grêmio