Grupo alvoradense expande rede de supermercados

Objetivo é desenvolver mercados de bairro, investindo em comércios já consolidados

Foto: Rainer Telini / Divulgação / OA

Na última semana foi reinaugurado o primeiro supermercado pertencente à nova Rede ProSuper, pertencente ao UniSuper. Completamente renovado, o Macrozatti Supermercado, localizado no bairro Formoza, foi o pioneiro da iniciativa, que tem como objetivo desenvolver mercados de bairro.

Rede ProSuper 

Lançada pela Rede UniSuper em sua convenção realizada no final de novembro, a ProSuper foi criada para desenvolver e profissionalizar mercados de bairros de Porto Alegre e da Região Metropolitana por meio do associativismo, ou seja, de um modelo de colaboração pelo qual empresas se unem em torno de um objetivo comum.

A nova rede, que já nasce com sete associados e 11 lojas, tem como meta chegar a 40 unidades em dois anos.

Na prática, funciona assim: ao ingressar na rede, o supermercado passa por uma reforma para adequação do layout e da infraestrutura. Todos os detalhes são ajustados para que a loja ganhe mais conforto e segurança para atender ao padrão de qualidade da rede. Mudam as cores e, em alguns casos, a disposição dos itens, a distribuição das mercadorias e o mix de produtos oferecidos. Mas um aspecto bem importante a Rede ProSuper faz questão de preservar: a identidade de cada negócio. O nome original do comércio permanece na fachada. Assim o mercado, que normalmente conta com administração familiar, não desaparece, mas cresce. 

Expansão

Além do Macrozatti Supermercado, outros seis estabelecimentos já fazem parte da Rede ProSuper:  Santa Lúcia, de Campo Bom; Pereira, de Gravataí; Borba, de Osório; Schneider, com três lojas em Campo Bom e uma em Sapiranga; Super da Ilha, de Porto Alegre; e Centauro Investimentos, também de Porto Alegre.

Além da nova marca, a expansão da Rede UniSuper ganhou força, em 2023, com a abertura de um novo Centro de Distribuição, em Cachoeirinha, que ampliou a capacidade logística da rede – atualmente, são 15.000 m² de mercearia seca, 5.000 m² de hortifruti e 3.200 m² destinados a resfriados e congelados. Para 2024, o plano é ingressar no segmento atacadista, acompanhando as tendências do varejo mundial. A nova marca – UniAtacadista – já está definida e deve ser apresentada ao mercado no início do próximo ano.

UniSuper    

A Rede UniSuper foi criada no ano 2000 a partir da união de um grupo de empresas familiares gaúchas que sempre atuaram no ramo de supermercados. Em 2021, após um processo de fusão e reorganização societária, cinco famílias deste grupo, que detinham o controle acionário, unificaram as suas operações para dar origem a uma única companhia. A Rede UniSuper conta, hoje, com mais de dois mil funcionários que trabalham nas suas 22 lojas próprias e em 17 operações licenciadas localizadas em 12 cidades gaúchas. Consolidada como uma rede muito próxima ao mercado gaúcho, a UniSuper oferece preço justo e atendimento diferenciado, tendo a qualidade e a variedade de produtos como as suas marcas registradas.