O Governo do Estado suspendeu o contrato com a Associação Beneficente João Paulo II, que gerenciava o Hospital de Alvorada há cerca de 90 dias, e contratou de forma emergencial o grupo do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, para assumir a gestão por um ano.
A informação foi dada, na manhã desta segunda-feira (15), ao prefeito José Arno Appolo do Amaral durante visita da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e do deputado Estadual Juvir Costella (MDB). A troca passou a entrar em vigência a partir das 9 horas desta manhã.
O Hospital Alvorada é um dos estabelecimentos de saúde de propriedade do Estado e sob gestão de terceiros. A Secretaria da Saúde, por meio do monitoramento regular das equipes técnicas, acompanhará a entrada da nova empresa gestora no Hospital como medida de garantia da prestação dos serviços de saúde aos usuários do SUS, principalmente dos alvoradenses.
A contar desta segunda-feira, tanto os atendimentos aos pacientes internados quanto a garantia de acesso das urgências e emergências, bem como atendimentos na maternidade e demais serviços hospitalares e ambulatoriais, passam a ser de responsabilidade do grupo do Hospital Ana Nery. O contrato emergencial tem vigência a partir desta data, com validade de um ano, conforme previsto na Lei Federal nº 14.133/2021.