A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (28) a Caminhada Contra a Tuberculose. A ação começou às 9h e saiu da frente do PAM-8, contornou a Praça João Goulart, na parada 48, voltando à unidade de saúde.
Desde o dia 18 de março o Grupo Municipal de Combate à Tuberculose tem promovido atividades de orientação quanto aos sintomas e como prevenir a doença. A caminha desta manhã encerrou a Semana da Tuberculose na cidade.
Durante a campanha, foram realizadas visitas aos postos de saúde, unidades regionais de saúde e à Farmácia Municipal com palestras e atividades educativas.. As equipes mostraram à comunidade as formas de prevenir e diagnosticar a enfermidade.
O objetivo desta etapa da campanha foi identificar os sintomáticos respiratórios. A partir desta identificação inicia-se o processo de diagnosticar a doença.
A tuberculose pode ser diagnosticada de forma simples, tal como a tosse por mais de três semanas que é o principal sintoma. Todos podem procurar o posto de saúde mais próximo ou o grupo de combate à tuberculose para efetuar a coleta do catarro.
Assim que diagnosticado e confirmado o caso inicia-se imediatamente o tratamento, que tem duração de seis meses.
Por se tratar de um tratamento longo, muitos pacientes abandonam entre o 2° e 4° mês, voltando assim a transmitir a doença e provocando a sua volta.
As equipes do Programa Estratégia Saúde da Família são fundamentais neste processo. A Secretaria Municipal da Saúde está organizando oficinas com os agentes para efetuar o acompanhamento com foco nas desistências dos pacientes.
Fonte: O Alvoradense