Banda marcial acompanhou a caminhada | Foto: CCS / Divulgação / OA
Banda marcial acompanhou a caminhada | Foto: CCS / Divulgação / OA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (28) a Caminhada Contra a Tuberculose. A  ação começou às 9h e saiu da frente do PAM-8, contornou a Praça João Goulart, na parada 48, voltando à unidade de saúde.

Desde o dia 18 de março o Grupo Municipal de Combate à Tuberculose tem promovido atividades de orientação quanto aos sintomas e como prevenir a doença. A caminha desta manhã encerrou a Semana da Tuberculose na cidade.

Durante a campanha, foram realizadas visitas aos postos de saúde, unidades regionais de saúde e à Farmácia Municipal com palestras e atividades educativas.. As equipes mostraram à comunidade as formas de prevenir e diagnosticar a enfermidade.

O objetivo desta etapa da campanha foi identificar os sintomáticos respiratórios. A partir desta identificação inicia-se o processo de diagnosticar a doença.

A tuberculose pode ser diagnosticada de forma simples, tal como a tosse por mais de três semanas que é o principal sintoma. Todos podem procurar o posto de saúde mais próximo ou o grupo de combate à tuberculose para efetuar a coleta do catarro.

Assim que diagnosticado e confirmado o caso inicia-se imediatamente o tratamento, que tem duração de seis meses.

Por se tratar de um tratamento longo, muitos pacientes abandonam entre o 2° e 4° mês, voltando assim a transmitir a doença e provocando a sua volta.

As equipes do Programa Estratégia Saúde da Família são fundamentais neste processo. A Secretaria Municipal da Saúde está organizando oficinas com os agentes para efetuar o acompanhamento com foco nas desistências dos pacientes.

Evento encerrou semana de atividades educativas e de prevenção a doença | Foto: CCS / Divulgação / OA
Evento encerrou semana de atividades educativas e de prevenção a doença | Foto: CCS / Divulgação / OA

Fonte: O Alvoradense