Paróquia São José Operário vai receber sete peregrinos da Argentina | Foto: Jonathas Costa/OA
Paróquia São José Operário vai receber sete peregrinos da Argentina | Foto: Jonathas Costa/OA

A partir da terça-feira (16) Alvorada receberá a visita de 37 jovens estrangeiros, que devem permanecer na cidade até o final da semana.

O grupo, que vem da Argentina, vai ficar hospedado em casas de 35 famílias católicas alvoradenses.

O intercâmbio faz parte da Semana Missionária, evento promovido pela Igreja Católica em todo o país nos dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida.

Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, pro meio da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.

Todas as dioceses do país se organizam para receber os jovens estrangeiros. É o caso de Alvorada. Cada paróquia da cidade receberá sete jovens.

O padre Alexandre Chaves, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada no bairro Piratini, explica como devem ser trabalhados os três eixos da Semana Missionária – fé, cultura e caridade – em Alvorada: “Vamos apresentar nossas tradições com visitas aos CTG’s da cidade, assim como a nossa responsabilidade social, levando os jovens até as periferias”, conta. “Também vamos mostrar como rezamos, já que eles fazem isto em outra língua” compara o padre.

Entre a programação da Semana Missionária em Alvorada está uma missa de abertura, que acontece na terça-feira às 19h na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí, uma roda de chimarrão na Praça João Goulart, a 48, na quinta-feira a partir das 16h, e uma procissão luminosa, que acontece no mesmo dia às 18h e deve seguir do Centro até a Paróquia São José Operário.

No sábado o grupo deve participar de um evento no Parque da Redenção, em Porto Alegre, organizado pala Arquidiocese da Capital. Mais de 900 jovens devem estar presentes.

Pela tarde eles embarcam para o Rio de Janeiro, onde outros 70 jovens católicos alvoradenses devem chegar ao longo da semana.

“Este trabalho que estamos realizando com os jovens não termina na Jornada. Haverá uma continuidade para que eles se sintam parte da Igreja”, explica o padre.

Fiéis católicos se preparam para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro no próximo final de semana | Foto: Jonathas Costa/OA
Fiéis católicos se preparam para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro no próximo final de semana | Foto: Jonathas Costa/OA

Sobre a Jornada
A Jornada Mundial da Juventude teve sua primeira edição em 1984 promovida pelo Papa João Paulo II. Ela é realizada anualmente nas dioceses de todo o mundo, e a cada dois ou três anos um encontro internacional é organizado entre os jovens com o Papa, com duração aproximada de uma semana.

A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

Já a 28ª Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Fonte: O Alvoradense