Neste início de ano os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão sendo alvo de denúncias que circulam, principalmente, em grupos de alvoradenses nas redes sociais.
Trata-se de um vídeo que registra uma suposta agressão por parte de um agente da GCM contra um condutor em uma abordagem realizada à noite. Conforme a lei de abuso de autoridade vigente, “considera-se desnecessário e incorreto o uso excessivo de força”.
Outra publicação, desta vez com fotos, é sobre um veículo que seria pertencente à Guarda Municipal e que, supostamente, estaria sendo usado de maneira irregular.
Em contato com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Alvorada, a redação do jornal O Alvoradense recebeu a seguinte nota oficial:
“A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informa que o fato relatado em vídeo, ocorreu na madrugada de 07 de janeiro de 2024, durante Operação Balada Segura no centro da cidade. A Guarda Civil Municipal, já instaurou sindicância para apurar os fatos.
Informamos ainda, que o vídeo não exibe todos os fatos ocorridos, o veículo abordado desobedeceu à ordem de parada e o motorista tentou atropelar os agentes da Guarda Municipal. Quando abordado novamente algumas quadras à frente, foi constatado que o mesmo estava visivelmente embriagado, resistindo à abordagem e ameaçando as autoridades. O homem ainda foi conduzido à DPPA para providências legais”.
Foto: Reprodução / OA