Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e o Sindicato dos Guardas do Estado do Rio Grande do Sul capacitou os guardas de Alvorada para a utilização do taser, uma arma não letal impulsionada por descargas elétricas.
O treinamento ocorreu na sexta-feira, dia 3, nas dependências da Escola Municipal Alfredo José Justo.
A atividade contou também com a presença da Brigada Militar, Policia Civil e as guardas municipais de Gravataí, Viamão e Capital.
Novos equipamentos
O treinamento das equipes faz parte da preparação do Estado para a Copa do Mundo. Já nesta terça-feira a Secretaria da Segurança Pública (SSP) entregou 210 kits com armas não letais para a Polícia Civil, Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O investimento supera os R$ 3 milhões, com recursos do Ministério da Justiça para a Copa do Mundo de 2014.
Os kits contêm sprays de pimenta com chip de rastreabilidade; granadas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, de luz e som; balas de borracha e cartuchos de lançamento de dardos energizados e de emissão de gases.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou que os equipamentos são parte dos R$ 79 milhões que a pasta está recebendo do governo federal em função da Copa do Mundo de 2014. Estes instrumentos estarão disponíveis desde agora, e também após os jogos.
“Queremos aparecer o menos possível durante o evento, pois será sinal de que nosso trabalho de prevenção estará sendo bem executado”, concluiu Michels.
O presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), delegado Sérgio Henrique da Silva, explicou que os equipamentos servirão para situações específicas, como tumultos, por exemplo. “Queremos que eles não sejam necessários, mas se forem, são uma forma de preservar a vida”, disse.
Fonte: O Alvoradense