Hemocentro estadual precisa de sangue de todos os tipos | Foto: FEPPS / OA
Hemocentro estadual precisa de sangue de todos os tipos | Foto: FEPPS / OA

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul precisa de doações de sangue de qualquer tipo. Os estoques que tiveram uma redução de 35% em relação ao ano passado e de 48% quando relacionado ao 2012, comprometem o fornecimento de sangue e hemocomponetes para leitos do SUS de 52 hospitais conveniados, localizados na Região metropolitana e Litoral Norte.

Entre os critérios básicos para a doação estão: ter boas condições de saúde, portar documento oficial com foto e ter idade entre 16 e 68 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.

Doadores podem se apresentar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, Av. Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre. Empresas que estiverem interessadas em levar seus funcionários para doação podem fazer o agendamento pelo telefone (51) 3336-6755, no setor de captação de doadores.  Mais informações sobre as doações podem ser obtidas no site do hemocentro.

O Hemocentro, que também faz coordenação da hemorrede pública do RS, é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Fonte: O Alvoradense