Historiador alvoradense realiza curso de extensão online

Primeira vídeo aula disponível, mas ainda dá tempo de realizar inscrições

204

A Rede Mauá, em parceria com o professor e historiador alvoradense Rafael Freitas, promove o curso de extensão “Nelson Werneck Sodré na atualidade”.

O objetivo é discutir as principais categorias presentes nos escritos obras do historiador, identificando sua atualidade, através de suas obras “Panorama do segundo império”, “Introdução a Revolução Brasileira”, “A república (uma revisão histórica)” e “As razões da independência”.

O curso, 100% em sala de aula virtual e com material complementar exclusivo, é dividido em cinco módulos com aulas ministradas através de recursos assíncronos (palestras gravadas):

Módulo I: Trajetória intelectual de Nelson Werneck Sodré, disponível a partir de 10/07;

Módulo II: Panorama do segundo império (1939), em 17/07;

Módulo III: Introdução a Revolução Brasileira (1978), em 24/07;

Módulo IV: As razões da independência (1986), em 31/07 e

Módulo V: A república: uma revisão histórica (1989), em 07/08.

Werneck

Nelson Werneck Sodré (1911 – 1999) participou intensamente dos debates e fatos políticos de seu tempo. Autor de dezenas de livros sobre a história do Brasil (responsável por mais de 50 obras), foi um seminal crítico literário, intenso memorialista, ensaísta que detalhou a ditaduras de Vargas e dos militares a partir de 1964, o neoliberalismo e o imperialismo ao analisar também a geopolítica.

Muito mais que um resiliente na tese do feudalismo brasileiro, trouxe à tona a existência da heterocronia como a marca da história social do Brasil. Foi autor do que é considerado por muitos como o livro mais importante sobre a imprensa nacional (História da Imprensa no Brasil).

Ao fim do curso os participantes recebem certificado de 6h, válido como formação profissional e acadêmica.

O investimento é de R$ 20,00 e a inscrição deve ser feita pelo link https://sites.google.com/redemaua.com/sodre/p%C3%A1gina-inicial