Acontece nesta segunda-feira (18), às 19h, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública conjunta sobre os impactos econômicos da instalação de pedágio na ERS-118, requerida pelo deputado Estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), havendo proposição similar na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado. Por isso será uma audiência conjunta.
Em audiência anterior, realizada na Assembleia Legislativa em abril deste ano, o deputado cobrou explicações do Governo d estado sobre o pedagiamento da 118, depois do, então candidato, Eduardo Leite ter prometido o contrário durante sua campanha eleitoral, inclusive justificando ser “essa é uma região que precisa de apoio, incentivos e projetos, não de pedágio, que só vai comprometer o desenvolvimento econômico das cidades e da população”.
O trecho da ERS 118 que deverá receber o pedágio fica em perímetro urbano, entre Viamão e Alvorada e têm alto fluxo diário de quem se desloca para trabalhar ou estudar na Região Metropolitana. A intenção do Governo do Estado, segundo divulgado, é utilizar o sistema free flow, com pedágio cobrado por meio eletrônico a cada trecho percorrido.