Hospital de Alvorada dará suporte às gestantes viamonenses

Viamão passa a ter 40 leitos clínicos exclusivos para pacientes com coronavírus

Foto: Divulgação / OA

Um ajuste realizado entre os hospitais de Alvorada e Viamão, ambos administrados pelo Instituto de Cardiologia, possibilitou o surgimento de mais 28 leitos clínicos para atendimento a pacientes com Covid-19 no município vizinho.

Apesar da população de Viamão ser maior do que a de Alvorada (256.302 e 211.352 habitantes), os casos de contaminação são bem menores no município vizinho (5.734 contra 12.177), mas o de óbitos é semelhante (326).

A readequação aconteceu no setor de maternidades, que possuía espaços ociosos no Hospital de Viamão. Somados aos outros 12 leitos que já estavam em funcionamento, a instituição passará a contar com 40 lugares de internação estritamente para o tratamento de infectados pelo novo coronavírus.

A novidade deve se efetivar na quarta-feira (10) e gerou apreensão na comunidade alvoradense, apesar do Hospital de Alvorada ter como principal característica ser uma instituição materno-infantil, inclusive com UTI neonatal e tendo registros de atendimento a pequenos pacientes de outras regiões do Estado.

Transferência

Em contato com o Instituto de Cardiologia, a reportagem do jornal O Alvoradense obteve como resposta que “não são todos os partos do Hospital de Viamão que irão para o Hospital de Alvorada. A parte contratualizada é de 60 partos por mês, ou seja, dois por dia, uma quantidade que não compromete o atendimento às gestantes alvoradenses”, informou a assessoria de comunicação do Cardiologia.

Suporte

“Disponibilizaremos uma ambulância para dar todo o suporte e levar a gestante em trabalho de parto para o Hospital de Alvorada, que também faz parte da mesma rede, e conta com UTI neonatal e todo o serviço de acolhida. É hora de unirmos forças contra essa pandemia”, explica o diretor médico do Hospital de Viamão, Dr. João Almir Camargo Jorge.