A crise no Hospital de Alvorada está se agravando a cada semana. Assim como aconteceu no início de outubro, nesta sexta-feira (13) novos avisos foram colocados na entrada do prédio, informando que a partir das 13 horas de hoje o atendimento a gestantes, consultas e partos, está suspenso por tempo indeterminado e o de pediatria interrompido, das 13h às 19h. Um outro aviso, datado de 09 de outubro, diz que na especialidade Clínica Médica, são atendidos somente casos de maior complexidade. Em todos os documentos, a causa são “razões técnicas”.
Em live realizada nas redes sociais da Prefeitura de Alvorada, o secretário Municipal da Saúde (SMS), Eder Fraga, afirma que foi notificado da restrição na manhã de hoje e que, em seguida, entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) em busca de uma solução para o problema que vem se agravando rapidamente e ainda pede respeito à população alvoradense por parte do instituto de Cardiologia, que gere o hospital.
O secretário Eder Fraga esteve na Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária de terça-feira (10) esclarecendo sobre a situação do atendimento hospitalar. Falou sobre a mudança no gestor da entidade, que será promovida pelo Estado e na expectativa de que isso ocorra em breve.
Quanto à atuação da SMS nesta crise, o secretário disse que as Unidades Básicas de Saúde estão absorvendo parte da demanda, o que provoca espera de até duas horas desde o acolhimento até o atendimento dos pacientes. “Estamos disponibilizando três ambulâncias do município para o transporte dos pacientes mais graves que chegam ao Hospital de Alvorada e não conseguem atendimento”, confirmou o secretário.
Centro de Saúde
Como forma de minimizar o prejuízo à comunidade alvoradense, o Centro de Saúde, localizado na rua Wenceslau Fontoura, 240, permanecerá aberto até as 24 horas nesta sexta-feira, e vai atender das 8h às 17h no final de semana.
Contudo, os pacientes ali atendidos não terão acesso a medicamentos; tanto a Farmácia Municipal quanto a farmácia do Centro da Saúde permanecem fechadas até a segunda-feira (16), em virtude do feriado de 12 de outubro.