Nove campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vão ofertar vagas para começar a estudar no segundo semestre de 2023, entre eles o de Alvorada.
No total, são mais de 1.290 vagas em 39 opções de cursos técnicos e superiores de graduação, todos gratuitos. No Campi Alvorada estão dispinpiveis os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Técnico em Tradução e Interpretação de Libras
Importante saber:
– Para estudar no IFRS é preciso passar pelo Processo Seletivo, que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por sorteio entre os inscritos, prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018.
– Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a isenção da taxa no período de 17 a 25 de abril de 2023.
– Para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas); incluindo quem tem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.
– Os cursos técnicos e de graduação do IFRS são presenciais.
Como participar e principais datas do Processo Seletivo 2023/02:
Os documentos com informações e detalhes sobre a seleção (editais) serão divulgados ainda em abril. Até lá, saiba quais são as principais datas:
Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 17 de abril de 2023
Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 17 a 25 de abril de 2023
Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 27 de abril de 2023
Período de inscrições para a seleção – 27 de abril a 08 de maio de 2023
Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de junho de 2023
Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 07 de junho de 2023
Para acompanhar as novidades do processo de seleção acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br
Fonte: Reitoria do IFRS