Implantado Programa Acerta Brasil

Ação visa fortalecer a educação e o desempenho no Ideb para turmas de 5º e 9º anos

Foto: Eduarda Cezzar / Divulgação / OA

Com o objetivo de qualificar o ensino de Alvorada, a Secretaria Municipal de Educação  (Smed) iniciou nesta quarta-feira (07), o programa Acerta Brasil nas escolas da rede. A iniciativa, promovida em parceria com o Grupo Saber Educação, oferece materiais extras e uma metodologia que visam melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Desde o início da atual gestão, outros projetos foram implantados como o Pacto pela Alfabetização, o Programa VIVER e a valorização dos professores com o 14º Salário.

A primeira apresentação foi feita para os diretores e os supervisores das escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e contou com a presença do prefeito Douglas Martello, do vice-prefeito Valmor Freitas e do secretário Italo Mainieri, da Educação.

Nos próximos dias haverá uma formação com os vice-diretores e os professores de português e matemática dos 5º e 9º anos, que serão instruídos sobre a pedagogia e o cronograma para a utilização das coleções.

Os conjuntos do Programa Acerta Brasil já foram entregues nas instituições educacionais e devem começar a ser utilizados já na próxima semana. A iniciativa beneficiará 3.150 alunos, sendo 2.050 do 5º ano e 1.100 do 9º ano.

Acerta Brasil

Além de oferecer às escolas públicas recursos para revisão de conteúdos e habilidades desenvolvidas pelos estudantes, o programa ajuda a preparar os estudantes para as avaliações do Saeb – que mede a proficiência leitora, linguística e matemática.

O conjunto é composto por livro do estudante e manual do professor; materiais manipulativos de língua portuguesa e matemática; avaliações; simulado Saeb; games e jogos de aprendizagem; e sequências didáticas.

O programa já atendeu mais de um milhão de estudantes e está em mais de 600 municípios parceiros. Um dos exemplos de resultado positivo da aplicação do Acerta Brasil é o Paraná, que é número 1 no ranking brasileiro.

Fonte: Prefeitura de Alvorada