A comunidade alvoradense recebeu, oficialmente, uma nova unidade de Educação Infantil esta semana, resultado da parceria entre o Grupo Êxito e a Secretaria Municipal da Educação (Smed). A Escola Municipal Renato Batalha, localizada no bairro Maria Regina, foi inaugurada em cerimônia realizada na manhã de terça-feira (15). Esta é a quarta escola de Educação Infantil do Grupo em Alvorada, de um total de oito unidades educacionais.
O atendimento às crianças a partir de quatro meses já acontece desde o início de agosto, em um total de 90 alunos; mas a estrutura comporta 200 crianças, uma meta a ser alcançada em breve.
O endereço da rua Fátima, 05, foi construído nos anos 90 para abrigar o Centro Profissionalizante Milton Santos; por último foi sede do Centro da Juventude, em parceria com o Governo do Estado; contudo, recentemente, vinha sofrendo com vandalismo e depredações. A partir da assinatura do convênio, o prédio foi completamente reformulado e adaptado para atender as necessidades das crianças que permanecem ali em turno integral. No total são 10 salas, divididas em três berçários, três de maternal I e duas de maternal II. Há ainda cozinha com refeitório, sala dos professores, de atividades, de convivência, além de banheiros adaptados.
Cerimônia
Abrindo a cerimônia, a diretora Grupo Êxito, Laura de Andrade, falou da importância das parcerias para o funcionamento da Educação Infantil em Alvorada. “Somos 18 instituições filantrópicas que trabalham em parceria com o Governo Municipal”, ressaltou. Ela agradeceu o apoio do prefeito Appolo, da secretária da Educação, Neuza Machado, “uma incentivadora da Educação Infantil” e do vereador Cristiano Schumacher (PTB), responsável, entre outros pontos, por apresentar o projeto de lei que deu o nome de Renato Batalha à EMEI.
Laura apresentou, ainda, a diretora da nova EMEI, a professora Luciane Duarte da Silva, vinda da unidade Florestan Fernandes, também de responsabilidade do Grupo Êxito. “Temos aqui um prédio que pode ser comparado a muitas escolas particulares. Estamos oferendo qualidade à comunidade alvoradense, porque acreditamos que nossas crianças merecem”, declarou a diretora.
“Hoje inauguramos a quarta escola em parceria com o Governo Municipal e a oitava escola do Grupo Êxito. Chegamos ao total de cerca de dois mil alunos somados nas escolas e 310 colaboradores. Isso me traz um enorme orgulho, visto que todas as conquistas do Êxito levam muitos nomes de pessoas que se dedicam para melhorar a educação e atender com carinho e qualidade. Eu agradeço a confiança de todas as famílias que tem seus filhos conosco e agradeço, principalmente, a toda minha equipe que me permite sonhar e ajuda a realizar. Gratidão por mais um espaço para cuidar, educar e amar nossas crianças”, conclui.
Batalha
Um dos grandes incentivadores da transformação daquele espaço foi o vereador Schumacher, autor da lei que deu nome à EMEI Renato Batalha. O professor Luis Renato Batalha Ribeiro foi lembrado por todos como exemplo de gestor público, apaixonado pela educação e que, por 33 anos, dedicou sua vida a ensinar, tendo atuado também como diretor dedicado não só aos colegas como, principalmente, aos alunos. Falecido há dois anos, é agora homenageado por uma instituição que foi recentemente transformada, algo semelhante aos que ele promovia por onde passava.
Além da lembrança do professor Renato, o vereador cumprimentou o colega Beto Goleiro (PL), vereador da região e concluiu com um elogio: “Laura está se especializando em transformar espaços abandonados em espaços cheios de vida”.
A cerimônia contou ainda com a presença de parte da equipe do Grupo Êxito; dos secretários Paulo Ramos, do Gabinete e Relações Comunitárias e Alexandre Lobão, do Trabalho e Assistência Social, além do vereador Preto (MDB) e o vice-presidente da Câmara, Rodrigo Mendes (Republicanos). Também presente o conselheiro Tutelar Naldo Pedroso.
Smed
A secretária Neuza Machado comemorou a inauguração do espaço e chamou a atenção da comunidade com relação ao compromisso em manter o prédio livre de depredação. “Todos têm compromisso!”, ressaltou.
Em entrevista ao jornal O Alvoradense a titular da Smed pontuou as conquistas da área da Educação Infantil desde 2017 em Alvorada. Quanto assumiu, lembrou, haviam poucas parcerias e o déficit era enorme, principalmente com a obrigatoriedade de ingresso de crianças a partir dos quatro anos na rede de ensino.
Hoje, além das 24 unidades de Educação Infantil (creche e maternal) fruto das parcerias com as entidades, também houve a ampliação do atendimento em todas as unidades da rede municipal, que ainda conta com duas EMEIs que atendem creche e pré-escola e uma somente de pré-escola, alcançando 2.538 crianças. Este número, somado às 2.400 crianças atendidas pelas entidades parceiras, leva a uma fila de espera que diminui a cada mês, pois há um edital aberto para novas parcerias que deverão oferecer mais 1.600 vagas.
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Renato Batalha atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Informações pelo WhatsApp (51)99680.1334 ou e-mail renatob@abess.org.br