O projeto elaborado pelo vereador Delanor Biff de Lagos, o Preto (MDB) tomou forma com a inauguração da Farmácia Comunitária, ocorrida na tarde de terça-feira (04).
O objetivo é recolher medicamentos que não estejam sendo utilizados e em bom estado, que serão doados pelos alvoradenses em sete pontos de coleta distribuídos pela cidade. Após analisados por um farmacêutico, os que puderem ser reaproveitados estarão à disposição da população, gratuitamente, na Farmácia Comunitária. “Uma iniciativa sem fins lucrativos que estimula a generosidade das pessoas, por meio da doação de medicamentos”, avalia o vereador.
Para ter acesso ao serviço é necessário apresentar o cartão SUS, documento com foto, ser morador de Alvorada e ter o receituário adequado. Medicações que exijam receita de controle especial só serão disponibilizadas mediante a entrega da prescrição dentro do prazo de validade, como em qualquer farmácia.
Meio ambiente
Além de ajudar os que não têm condições financeiras, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente, evitando que os medicamentos sejam descartados de forma incorreta, causando prejuízos à natureza e danos à saúde pública.
Como doar
Confira os pontos de coleta da Farmácia Comunitária:
Secretaria Municipal de Saúde
Centro de Saúde
Farmácia das UBS Cedro / Aparecida / Piratini
Farmácia Central
PAM 8
A farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua São Borja, 34, bairro Sumaré e contará com o atendimento de uma farmacêutica e uma recepcionista.