O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, ontem (29) os gabaritos oficiais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas a a cerca de 5,05 milhões de candidatos em todo o país durante o último final de semana. O gabarito estava previsto para ser divulgado apenas hoje (30), segundo o edital, mas foi antecipado.

O resultado final do exame será divulgado na primeira semana de janeiro.

Confira os gabaritos do exame

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não saberão a nota que tiraram, pois o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A taxa de abstenção nesta edição do Enem chegou a 2 milhões e deve custar, aos cofres do Inep, cerca de R$58 milhões. O uso de celulares e aparelhos eletrônicos em salas de aula, no momento do exame desclassificou 36 candidatos que postaram, nas redes sociais imagens da prova.

Fonte: O Alvoradense