Mais de 6 milhões de estudantes devem se inscrever para realizar as provas neste ano | Foto: Roosewelt Pinheiro / ABr / OA
Mais de 6 milhões de estudantes devem se inscrever para realizar as provas neste ano | Foto: Roosewelt Pinheiro / ABr / OA

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira pela internet (clique aqui). O prazo termina no dia 27 de maio.

A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é receber 6,1 milhões de inscrições em 2013. No ano passado foram 5,7 milhões de candidatos.

• Fique por dentro: Leia o edital do Enem 2013

Para fazer a inscrição é obrigatório informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade. A taxa de inscrição é de R$ 35. Estão isentos alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas. A partir deste ano, também podem solicitar a isenção da taxa candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimo.

As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, sempre a partir das 13 horas (horário de Brasília) em mais de 1600 cidades brasileiras.

No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Em 2012, 101 instituições públicas de educação superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que unifica a oferta de vagas e seleciona os alunos por meio da nota do Enem.

Fonte: O Alvoradense / Com informações da EBC