Instituto Lojas Renner e CIEE-RS promovem inclusão digital e produtiva para adolescentes

Programa Gurias Conectadas é voltado ao fashion tech e terá dois ciclos de formação com duração de quatro meses

Foto: Jéssica Galvão / Divulgação / OA

O Instituto Lojas Renner, em parceria com o CIEE-RS, lança o projeto “Gurias Conectadas – Habilidades Digitais para Inclusão Produtiva”. O curso de formação profissional será destinado a meninas adolescentes, de 14 a 17 anos, que sejam estudantes da rede pública estadual de ensino no Rio Grande do Sul. A seleção envolveu quatro polos de atuação que abrangem 14 municípios, entre eles Alvorada.

Com início em abril, a formação contará com aulas presenciais e uma metodologia ativa que incentiva o protagonismo, a confiança, a criatividade e a diversidade. As participantes terão oportunidade para desenvolver inteligência emocional e competências como empatia, trabalho em equipe e resiliência — habilidades comumente exigidas no mercado de trabalho.

Com duração de quatro meses divididos em dois ciclos de formação consecutivos, a iniciativa visa fortalecer a qualificação profissional e contribuir para a recuperação socioeconômica de regiões afetadas pelo desastre climático de 2024. O CIEE-RS atua em parceria com a Rede Socioassistencial e com a Rede Escolar dos municípios contemplados. A partir dessa articulação, a seleção das jovens foi realizada com base nos perfis das participantes atendidas e encaminhadas por essas redes.

As selecionadas receberão bolsas de estudo, suporte de saúde via telemedicina e, ao final do curso, notebooks, como incentivo para a continuidade dos estudos. O Instituto Lojas Renner defende que o fomento por meio da educação torna as comunidades mais fortes, à medida que essas jovens usam as novas habilidades para ajudar outras pessoas.

Gurias Conectadas

Dividido em 10 módulos, o projeto aborda temas sociais, comportamentais e de planejamento de vida, como desenvolvimento de carreira, saúde, direitos humanos, combate ao bullying, políticas públicas, comunicação e liderança.

Nos módulos técnicos, as participantes aprenderão a utilizar ferramentas de produtividade, aplicar conceitos de design thinking, mídia e moda, além de noções básicas de inglês e inteligência artificial. Na modalidade fashion tech, os conteúdos incluirão inovação, sustentabilidade e aspectos da indústria da moda.

O programa também estimula o empreendedorismo feminino e o uso da tecnologia na programação, explorando temas como cooperativismo, divulgação de produtos, economia criativa 4.0 e comercialização em brechós.

O projeto tem como objetivo capacitar meninas em habilidades digitais, fortalecendo a autoconfiança e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. Ao aplicarem esse conhecimento nas comunidades, contribuem para um ciclo de transformação social positiva.

Instituto Renner

O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) tem como propósito transformar a vida de mulheres e suas comunidades por meio da moda. Como gestores do investimento social da Companhia Lojas Renner S.A., fomentamos iniciativas de inclusão produtiva nas áreas rurais e urbanas, seja via empreendedorismo ou empregabilidade, e de relacionamento com comunidades, de forma a contribuir para territórios prósperos para o protagonismo feminino. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 90 milhões em mais de mil projetos espalhados pelo país, beneficiando cerca de 260 mil pessoas.

CIEE-RS

Com 50 anos de atuação na capacitação e na inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio de programas de Estágio, Aprendizagem e projetos socioeducacionais, o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano, social e profissional. A instituição promove oportunidades para estudantes, sempre pautada em valores como ética, transparência, inovação e cooperação, contribuindo para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.