Jovem enxadrista se classifica para os Jogos Escolares Brasileiros

Manuela Schmitz de Freitas é aluna da rede pública e vai ao Sergipe em maio

Foto: Divulgação / OA

A enxadrista alvoradense Manuela Schmitz de Freitas, de 13 anos, se classificou na seletiva com competidores de todo o Estado e vai representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar e Ministério dos Esportes. A final da competição acontece em maio na cidade de Aracajú, Sergipe, com custos da viagem financiados pela organização do evento.

 A jogadora participou da seletiva na categoria sub-18, enfrentando estudantes de todo o Estado, principalmente alunos da rede privada de ensino, sendo ela aluna da rede municipal de Alvorada. Os campeões na Etapa Nacional representarão o Brasil no ISF U18 Gymnasiade, realizado na cidade de Manama, capital do Barein.

Foto: Divulgação / OA

Projeto

A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental participa desde os oito anos de um projeto de Xadrez realizado nas Escolas Municipais Emília de Oliveira e Alcides Maia, com o professor Fábio Vinícius da Silva. O projeto leva os alunos a participar de diversas competições por todo o Estado, já tendo marcado presença em quatro edições da Copa Brasil de Xadrez Escolar, tendo alguns alunos sagrando-se campeões.

Agora, neste período até o torneio, Manuela irá intensificar seu treinamento para bem representar o município, levando mais uma vez a bandeira e o nome de Alvorada para além fronteiras.