Foto: Arquivo / OA

Cerca de 450 jovens serão acesso, a partir da segunda quinzena de fevereiro, a uma série de oficinas gratuitas ministradas pelo CIEE-RS no Centro de Juventude de Alvorada, rua Fátima, 5, Maria Regina, com o objetivo de oferecer novas perspectivas de futuro através da qualificação profissional, combate à evasão escolar e protagonismo e liderança juvenil. Atuando, ainda, na prevenção e redução da criminalidade.

As oficinas são organizadas em três eixos:

socioarfirmativo – cultura da paz e comunicação não violenta, mediação de conflitos e práticas restaurativas, dicção e oratória, música, mundo do trabalho;

socioprofissionalizante – auxiliar administrativo, auxiliar de vendas e

percurso multiplicador – participação juvenil, mobilização comunitária e geração de renda.

Os participantes contarão com um Plano Individual de Realização, que será elaborado conjuntamente entre a equipe multiprofissional do Centro da Juventude e o jovem. Este plano é que vai definir a trajetória de desenvolvimento durante os nove meses de projeto.

A iniciativa integra o Programa de Oportunidades e Direitos, uma parceria do Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo como foco a prevenção ao atender jovens de 15 a 24 anos que vivem em áreas consideradas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade.

O convênio entre o CIEE-RS e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos foi assinado em 18 de janeiro.