Entre as atividades do Curso Voluntário Amigos do Meio Ambiente, desenvolvido em parceria da Assembleia Legislativa do Estado com o Projeto Pescar Soul, jovens alvoradenses tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio Farroupilha e o Memorial do Legislativo durante café da manhã com o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), durante a última semana.
Os alunos da rede pública de ensino, com idades entre 16 e 20 anos, participam de atividades como palestras e aulas práticas e teóricas ministradas por biólogos e geólogos, e também realizam visitas às entidades e reservas amigas da causa ambiental, como o Parque Estadual Itapuã, a Quinta da Estância e o DMAE. O foco principal está relacionado à preservação do meio ambiente, a partir de práticas voltadas à sustentabilidade, ao uso racional da água e ao respeito à fauna e à flora.
Durante o encontro, os alunos puderam apresentar detalhes sobre todo o aprendizado adquirido. Coordenado por Sandra Carvalho, assessora parlamentar, o trabalho conta com o apoio de empresas, órgãos públicos e sociedade civil. A educadora Selma Geisler Machado, do Pescar, também exerce papel fundamental para o desenvolvimento das etapas.
O chefe do Legislativo compartilhou com os estudantes um episódio de sua fase adolescente, quando participou de um programa similar. “Era um projeto parecido com este. O prefeito de Sobradinho, na época, me convidou. Bom que vocês se interessem por política, pois isto, este zelo com a natureza também é política, um gesto político. E acreditem no trabalho, pois quem gosta de trabalhar, sempre vai se dar bem”, esclareceu Brito, ao interagir durante o evento.
A colocação do estudante Fernando Augusto Oliveira vai ao encontro da experiência mencionada pelo parlamentar. “Com o pescar a gente fica sabendo como é o mercado de trabalho, vale muito a pena participar. A gente nota como é o mundo”, definiu.
O assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS, José Enoir Daniel, palestrou sobre Reservação de Água, Irrigação e Piscicultura aos participantes.
Fonte: ALRS