Judiciário prepara a Semana Nacional da Conciliação

Interessados em negociar suas dívidas, devem procurar o Cejusc no Fórum de Alvorada

162
Foto: iStock / OA

Realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a XVI Semana Nacional da Conciliação este ano acontece de 8 a 12 de novembro, e tem como objetivo que pessoas endividadas possam procurar um acordo em busca da solução do problema.

Assim, quem estiver com seu nome cadastrado no SPC ou Serasa, deve procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para negociar suas dívidas.

O Cejusc Alvorada funciona na sala 303 do Fórum, na rua Contabilista Vitor Brum, junto à Praça Central, e os contatos podem ser feitos pelo fone (51) 999.462.189 ou pelo e-mail cejuscalv@tjrs.jus.br

As conciliações realizadas durante a Semana podem ser processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. Mas também é possível as pré-processuais, que ocorrem antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

É importante ressaltar que a Conciliação é uma solução definitiva, desde que cumprida, e que é a oportunidade do devedor decidir qual a maneira mais adequada da solução do seu problema.