Junior Caminhoneiro afirma ser a novidade nas Eleições 2020

Foto: Divulgação / OA

Junior Caminhoneiro, do PSol, foi o quarto entrevistado pelo jornal O Alvoradense durante esta semana de lives em que os candidatos respondem a perguntas referentes ao seu plano de governo.

Durante 40 minutos Junior falou de suas experiências como cidadão alvoradense, trabalhador que sai na madrugada para cumprir suas obrigações e pai de três filhos que estudam na rede pública e com aplicará isso nas ações que pretende implementar em Alvorada, caso seja eleito prefeito. Confira alguns dos pontos abordados, iniciando pela sua primeira ação no Gabinete do Prefeito:

Comitê de Gestão

A primeira ação será formar um Comitê de Gestão que atuará junto ao Gabinete do Prefeito, composto por pessoas da comunidade, dos movimentos sociais, que irá definir os grande projetos estruturantes da cidade, como forma de democratizar o Governo. Nos bairros, as ações da Prefeitura serão definidas por Comitês Populares. “E esses comitês é que vão escolher as prioridades do Governo”.

Câmara de Vereadores

A relação com a Câmara, ele acredita, será tranquila, pois os projetos enviados serão justamente aqueles elaborados pela população. Ou seja, o povo que define os rumos da cidade através do Comitê de Gestão é que fará os projetos com o prefeito. Como este mesmo povo votou nos vereadores, acredita que esta vontade popular será respeitada e a boa relação garantida.

Servidores públicos

O candidato lembra que possui uma relação de cidadão com os servidores, ao utilizar a saúde pública, escolas municipais… Assim, percebe as dificuldades dos municipários.

Pretende cuidar primeiro do ambiente do trabalho e também oferecer apoio psicológico, e afirma que os cargos de chefia passarão a ser preenchidos pelo funcionalismo, a partir da indicação dos colegas.

Também vai devolver os direitos perdidos pelos servidores, aguardar o julgamento da lei que retirou os direitos e, então, propiciar a devolução dos benefícios.

Salienta, ainda, que os servidores públicos municipais também participarão do Comitê de Gestão

Redução de secretarias e CCs

Serão cinco secretarias em áreas de desenvolvimento da cidade, o que deve gerar um grande corte de despesas, assim como a redução dos Cargos de Confiança (CCs). Ao mesmo tempo, garantiu que os bons CCs, aqueles que realmente atendem as necessidades da comunidade, devem permanecer no Governo.

Segurança Pública

Frente a sua experiência pessoal, Junior Caminhoneiro teve o pai assassinado por PMs há alguns anos, garantiu que vai cuidar pessoalmente da segurança na cidade.

Além de efetivo e armamento, é importante a qualificação, cuidados , corregedoria, assistência psicológica para um trabalho de qualidade. Assim, se solidariza com os bons policiais “que são muitos”.

Reafirma que segurança pública também se faz com educação, esporte e cultura, ferramento que protegem os jovens com saúde física e mental. Inclusive pretende usar o CEU das Artes para isso, além de outros pontos semelhantes nos bairros da cidadae.

Pandemia

A segunda onda da pandemia já está nas ruas e a culpa é das eleições, afirma o candidato. “São muitas pessoas nas ruas, os números seguem aumentando…” e a culpa, acredita o candidato, é dos dirigentes e não dos trabalhadores que precisam dos dinheiro distribuído nas campanhas. Lembrou do candidato falecido por complicações da COvid-19 e lamentou os alvoradenses mortos pelo novo coronavírus.

Para combater as consequências da pandemia na cidade, quer previsão orçamentária para a compra de vacinas desde já, uma cobrança que ele diz fazer ao atual governo.

Não esquece de cuidar dos trabalhadores e comunidade em geral, no que se refere aos outros sintomas e consequências da pandemia, inclusive com intenção de oferecer acompanhamento psicológico à população.

Também valoriza a atenção aos comerciantes, microempreendedores e ambulantes que sofreram prejuízos com a pandemia. Para isso acha importante haver um Comitê de Crise Coronavirus que funcione e atue em parceira com as cidades da região metropolitana.

Educação

Primeiro passo do governo de Junior Caminhoneiro será democratizar a gestão escolar, com a volta da escolha de diretores, dando autonomia à comunidade escolar. Outra preocupação é a de preparar a escola para crianças com necessidades especiais com salas de aula e profissionais

“As crianças são realmente o futuro da cidade e é junto delas que a administração municipal deve estar para ouviras demandas da educação”, avalia

Captação de recursos

Primeiro passo será economizar com o corte de privilégios, inclusive o salário de prefeito e secretários, se colocando à disposição para receber o equivalente ao salário de dois turnos de um professor.

Quanto à arrecadação, ‘o importante é não perder projetos, que é o que acontece hoje, com dinheiro voltando a Brasília’. E para aumentar a arrecadação do IPTU, afirma que o maior incentivo à população será a oferta de serviço de qualidade.

Pretende também buscar novas empresas para a cidade, consequentemente,aumentando o número de empregos, sem esquecer do incentivo ao alvoradense de comprar em Alvorada.

Infraestrutura

O governo de Junior Caminhoneiro criará uma autarquia responsável pela pavimentação, com autonomia nos recursos e que vai potencializar a usina de asfalto ecológico, retomar a fábrica de artefatos de concreto, entre outras ações, com gestão de infraestrutura  técnica e orçamentária, de acordo com o que a população definir.