Lançada a Expo Favela RS

Iniciativa do Governo do Estado e Cufa é aberta a alvoradenses

Foto: Gustavo Mansur / Secom / OA

A Expo Favela RS, feira de empreendedorismo, que já ocorre em outros Estados, chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul. A cerimônia de lançamento aconteceu oficialmente na sexta-feira (21), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite.

O evento será dias 1º e 2 de setembro, no centro de convenções da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo as inscrições feitas até 15 de agosto, por meio do site da Expo Favela.

A Expo Favela é uma feira de inovação organizada pela sociedade Favela Holding, com apoio da Central Única de Favelas (Cufa), que une empreendedores da periferia e investidores. O objetivo é dar visibilidade para iniciativas que nascem nas comunidades e criar um espaço de encontro com financiadores que possam acelerar os empreendimentos.

A feira será realizada por meio de uma parceria firmada entre a Cufa e o Governo do Estado, envolvendo o Programa RS Seguro e as Secretarias Estaduais da Cultura (Sedac) e da Segurança Pública (SSP). O Estado investirá R$ 248.300, provenientes do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Piseg/RS), da SSP.

O projeto se encaixa no eixo 2 do Programa RS Seguro, que abrange políticas sociais, preventivas e transversais e concentra sua atuação em bairros com altos índices de violência e mais vulneráveis no aspecto socioeconômico.

Alvorada

Moradores de comunidades de 25 municípios priorizados pelo RS Seguro, poderão se inscrever na Expo Favela RS, incluindo Alvorada, sendo necessário que o interessado tenha seu próprio negócio ou uma ideia de negócio, independentemente do estágio de maturidade.

Após a inscrição, as propostas de negócio apresentadas passarão, através de uma jornada de cadastro digital, por uma série de etapas de avaliação. A lista dos expositores selecionados para participar da feira será divulgada em 25 de agosto.

Fonte: Governo do Estado