Desde o início do mês, quando os acessos a Porto Alegre ficaram inacessíveis devido às cheias que atingiram o Estado e, principalmente, a Região Metropolitana, Alvorada passou a ser uma das principais vias de entrada e saída da Capital gaúcha.
Já há alguns dias novos acessos emergenciais estão sendo abertos, sendo que o mais recente foi liberado na tarde de terça-feira (28), visando facilitar a entrada em Porto Alegre, especialmente para quem circula pela BR-290 no sentido Litoral-Capital. A expectativa é que reduza o movimento de carros na avenida Presidente Getúlio Vargas, a principal do município e que cruza a cidade se estendendo até a RS 118 (foto).
O novo acesso consiste em um retorno emergencial criado no km 98 da rodovia, logo após o vão móvel. Através dele, os motoristas podem acessar a avenida Sertório, que leva à Zona Norte da cidade e à Terceira Perimetral, dando acesso a outras áreas de Porto Alegre.
Essa é a terceira medida tomada pela Prefeitura de Porto Alegre para melhorar o fluxo de veículos na cidade. Em 10 de maio, um corredor humanitário foi aberto ligando a Freeway ao Centro. Em seguida, o corredor foi ampliado para duas faixas em cada sentido, com registro de média de quatro mil veículos por hora.
Outro corredor humanitário é o da Assis Brasil (sentido Porto Alegre-Interior), com liberação da avenida Assis Brasil a partir da Bernardino Silveira Amorim, com acesso à Freeway pelo corredor próximo ao posto Garoupa. O uso deste corredor é preferencial para veículos de emergência, mas pode ser utilizado por carros de passeio e o acesso a Cachoeirinha segue bloqueado.
Além do acesso à RS 118 pela avenida Baltazar de Oliveira Garcia e Alvorada, outra opção é via RS-040 por Viamão e avenida Bento Gonçalves.