Somente no último dia do prazo quase 700 pessoas foram atendidas | Foto: Jonathas Costa/OA
Somente no último dia do prazo quase 700 pessoas foram atendidas | Foto: Jonathas Costa/OA

Há pouco mais de cinco meses das eleições de 2014, encerrou na quarta-feira, dia 07, o prazo para regularização da situação eleitoral em todo país. As emissões de 2ª via do título de eleitor, com mudança de domicílio eleitoral, e de primeiro título causaram filas no Cartório Eleitoral de Alvorada nos últimos dias. Apenas na quarta, 693 pessoas buscaram o atendimento.

Desde os primeiros dias do mês de maio o cartório da cidade opera em regime de plantão, inclusive nos finais de semana. Foram 1,9 mil atendimentos sendo 1.112 emissões de primeira via de título eleitoral e 449 transferências de local de votação.

Quem não regularizou a situação, além de não poder participar do pleito no dia 5 de outubro, fica impedido pela Justiça de participar de seleções como concursos públicos e de abrir contas em banco. Emissões de segunda via, sem a mudança de local de votação podem ser feitas até o dia 25 de setembro.

Perdi o prazo, e agora?
O cadastramento para solicitar o primeiro título será após o segundo turno, marcado para 26 de outubro, pagando multa de R$ 3,51;

Pessoas que deixaram de votar em uma ou duas eleições anteriores devem se regularizar junto à Justiça Eleitoral. Pagando multa de R$ 3,51 por turno de votação, mas não poderá votar nas eleições deste ano;

O Cartório Eleitoral de Alvorada fica na rua Viamão, nº 49, e atende de segunda a sexta-feira das 12h às 19h.