Mantenedora do Colégio Êxito atuará na Educação de Porto Alegre

Serão mais de 400 profissionais trabalhando com inclusão nas 98 escolas municipais da Capital

Foto: Abess / Divulgação / OA

A partir de novembro, a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), instituição mantenedora do Colégio Êxito e de mais sete unidades de ensino na Região Metropolitana (Alvorada, Canoas e Nova Santa Rita), passa a atuar na totalidade das escolas municipais da Capital, através do Programa Incluir+POA. A assinatura do Termo de Colaboração com a Prefeitura de Porto Alegre aconteceu na última sexta-feira (20), com a presença da diretora Executiva da instituição, Laura de Andrade, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Este programa visa o atendimento a estudantes com deficiência matriculados naquela rede municipal. Assim, cada uma das 98 escolas contarão com uma equipe multidisciplinar. No total, serão atendidos 3.391 estudantes. A Abess trabalhará, ainda, com o apoio à rede através de 19 psicólogos e oito assistentes sociais, visando a aplicação da Lei Federal 13.935/2019. A instituição foi selecionada entre as nove empresas do terceiro setor que participaram do edital. A parceria terá cinco anos de duração e os profissionais começam a ser incorporados a partir do próximo mês.

Segundo Laura de Andrade, serão 421 profissionais atuando na Rede Municipal porto alegrense; cada Região terá duas equipes itinerantes com um coordenador, dois psicólogos, dois psicopedagogos, dois assistentes sociais, dois fonoaudiólogos e mais os agentes de Educação Inclusiva que, neste caso, atuarão de forma fixa nas escolas. Os profissionais darão apoio aos professores durante o contra turno nas salas de aula. Cada agente de inclusão será responsável pelo acompanhamento de 10 alunos no Ensino Fundamental, enquanto que, na Educação Infantil, haverá um para cada cinco crianças.

“O município de Porto Alegre está montando uma verdadeira Política de Inclusão e acredita que este é o início de uma parceria que, com certeza, vai passar por muitas fases de melhorias e aperfeiçoamento para o atendimento dessas crianças, adolescentes e famílias que necessitam de um apoio conjunto de políticas públicas envolvendo as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, considerando que o carro chefe será sempre a Educação”, esclarece Laura.

Na próxima semana a instituição lançará o Edital de Processo Seletivo para os profissionais que serão contratados. Interessados devem acessar o site www.abess.org.br