Com a divulgação do mapa definitivo da 12ª rodada do Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul permanece com as mesmas oito regiões da semana passada, em bandeira vermelha. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (27) pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais. As bandeiras entram em vigor nesta terça-feira (28) e permanecem até a próxima segunda-feira (03/08).

No mapa preliminar que havia sido divulgado na última sexta-feira (24) o Estado tinha 14 regiões com alto risco de contaminação. Após analisar pedidos de reconsideração por parte de municípios e associações, o Gabinete de Crise acatou pedido de seis regiões (Bagé, Cruz Alta, Pelotas, Santa Cruz, Santa Rosa e Santo Ângelo) que voltam à bandeira laranja.

Segundo o governador, o fato de acatar os pedidos de reconsideração mostra que o Distanciamento Controlado é flexível e resistente. Leite ainda reforçou a importância do programa no combate à pandemia no Estado.

“Está muito claro para nós que o distanciamento tem ajudado, até aqui, a manter sob controle a capacidade da oferta de leitos diante da demanda que temos para Covid-19 e para outras síndromes respiratórias. Sabemos que as pessoas estão cansadas e que há uma demanda econômica relevante, mas sabemos também que essas medidas de distanciamento estão significando menor circulação de coronavírus e outros vírus, e que estão ajudando a termos, se não a redução do número de casos, uma velocidade menor do crescimento”, destacou o governador.