Ilustração / OA

Foi confirmada na tarde desta segunda-feira (28) as bandeiras do último mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado do ano de 2020. No total, 15 regiões seguem em bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) inclusive a de Porto Alegre, à qual Alvorada pertence. O mapa confirma seis regiões em bandeira laranja.

Cogestão

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer no dia 15 de dezembro. Das 21 regiões Covid, 19 estão em cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações regionais. Apenas as regiões de Guaíba e Uruguaiana não aderiram à gestão compartilhada.

Regra 0-0

Nesta 34ª rodada, 414 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,6 milhões de habitantes, o que corresponde a 76,5% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 163 municípios (665,9 mil habitantes, 5,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não tiveram registro de óbito ou hospitalização de moradores nos 14 dias anteriores à aprovação, desde que a prefeitura crie um regulamento local.