Mascotes olímpico e paralímpico são apresentados

Mascotes são inspirados na fauna e flora brasileiras | Foto: Divulgação / OA

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentados na noite de domingo (23). Eles são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame.

Os mascotes são uma espécie de embaixadores dos Jogos e têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes.

O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional.

O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto. Agora tem início a votação para escolha dos nomes.

Como escolher os nomes dos mascotes
Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico respectivamente. São eles Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom.

A votação acontece no site www.rio2016.com/mascotes. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). “Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Os mascotes Rio 2016 terão site próprio e perfil nas redes sociais.

mascotes-rio2016-amigos

Fonte: Agência Brasil