Imagens de vídeo que circulam nas redes sociais mostram o cantor de funk Maiter Souza de Moura, conhecido como MC Cria, sendo agredido com um golpe “mata-leão”, um tapa no rosto e atingido por tiros de balas de borracha disparados durante uma abordagem da Brigada Militar (BM), na madrugada de segunda-feira (07), na saída de um show ocorrido em área central do município.
Conforme o músico, o tumulto teve início após a apresentação, quando os PMs anunciaram que iriam guinchar o veículo do MC, estacionado em local proibido. O cantor argumentou que já havia estacionado no mesmo lugar em outras oportunidades, e um dos policiais teria reagido com violência.
Toda a movimentação foi registrada em vídeo pela equipe do MC e compartilhadas na redes sociais. Nas imagens, é possível ver o funkeiro ser atingido por, pelo menos, dois disparos de balas de borracha nas pernas. Em seguida, leva um tapa no rosto do mesmo PM que atira.
Contudo, a ocorrência não foi registrada na Delegacia de Polícia. De acordo com o MC, após a abordagem ele foi conduzido, dentro da viatura, até uma delegacia, onde teria permanecido por cerca de 40 minutos no interior do veículo. Depois, teriam retornado ao local onde ocorreu a abordagem, em frente à casa de shows. Ali ele foi então liberado pelos policiais, já na manhã de segunda-feira.
Brigada Militar
Frente ao ocorrido, a Brigada Militar de Alvorada, 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) emitiu Nota à imprensa:
“A Brigada Militar esclarece, por meio do 24ºBPM, em relação aos fatos ocorridos no início da segunda-feira (7/10), em frente a uma casa noturna, no bairro Bela Vista, que imediatamente passou a coletar todos os dados relacionados ao fato quer sejam testemunhas, vídeos, fotos, documentos no sentido de que as medidas de Polícia Judiciária Militar se iniciassem com celeridade na própria manhã da ocorrência.
O devido IPM já foi instaurado com o fim de apurar as condutas dos policiais militares e civis envolvidos com a máxima transparência e justiça diante dos fatos em investigação.
Como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a comunidade, a BM reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, atuando diuturnamente na defesa da sociedade e na preservação da ordem pública”.