Devido aos novos alertas de chuva emitidos pela Defesa Civil, e por medida de segurança, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) segue com a suspensão das aulas na rede municipal durante esta semana, de 13 a 17 de maio.
Contudo as escolas estarão abertas para a limpeza dos espaços e servindo almoço aos alunos no horário das 11h30 às 13h30. Também as escolas estaduais, pertencentes à 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) passam por avaliação sobre o retorno das atividades.
MEC
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a flexibilização do calendário escolar no Rio de Grande do Sul. As regras serão publicadas em uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e vão orientar escolas públicas e privadas da educação básica e superior quando as aulas forem retomadas.
As atividades escolares estão suspensas desde o início de maio, quando o Estado decretou situação de calamidade em função das inundações provocadas pelas fortes chuvas.
Conforme as regras que serão adotadas pela pasta, as escolas poderão integralizar o descumprimento da carga horária mínima no próximo ano escolar, por meio da adoção da modalidade de currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares ininterruptos. As atividades letivas também poderão ser realizadas em espaços alternativos.
O MEC também autorizou as faculdades a prorrogarem por até dois anos os prazos para entrega do trabalho de conclusão de curso.
O Ministério não recomendou o estudo remoto. De acordo com a pasta, a medida considerou que muitos alunos foram afetados pela falta de luz e de conexão com a Internet.
De acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, cerca mil escolas foram danificadas pelas chuvas, sendo que o Estado possui 2,3 mil escolas. Quase 90% das cidades gaúchas foram atingidas.
Fonte: Agência Brasil