PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: Governador Tarso Genro durante café da manhã com Médicos Internacionalistas Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Começa, nesta terça-feira (10), em Porto Alegre, a semana de formação dos médicos cubanos que chegaram na Capital no final de semana passado.

Fazem parte do grupo de 180 profissionais que vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos em municípios gaúchos, os seis profissionais que serão destinados a Alvorada.

De acordo com a programação, os médicos, neste período, irão receber informações sobre a realidade da rede pública de saúde do Rio Grande do Sul e as características epidemiológicas da população.

Entre 10 e 13 de dezembro, os profissionais assistirão a palestras sobre os diversos programas desenvolvidos nos municípios e coordenados pela Secretaria Estadual da Saúde, como o Primeira Infância Melhor (PIM), o TelessaúdeRS, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além das políticas de atenção integral à saúde da mulher, do homem, da população LGBT, da pessoa com deficiência, entre outras.

Alvorada já recebeu seis profissionais cubanos pelo programa Mais Médicos, que foram divididos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Com a chegada do segundo grupo, chega a 12 o reforço de médicos em Alvorada.

Fonte: O Alvoradense