Mendes Ribeiro Filho foi deputado federal por quatro mandatos e ministro da Agricultura no governo Dilma | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr / OA
Mendes Ribeiro Filho foi deputado federal por quatro mandatos e ministro da Agricultura no governo Dilma | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr / OA

Morreu na noite deste sábado (9), aos 60 anos, o ex-deputado federal gaúcho e ex-ministro da Agricultura no governo Dilma, Mendes Ribeiro Filho.

O político gaúcho, filiado do PMDB, estava internado há seis meses no hospital São José, do Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, para tratar de um tumor no cérebro.

Mendes Ribeiro será velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul neste domingo e depois cremado no Crematório Metropolitano. O governador José Ivo Satori decretou luto oficial no Estado. 

O político lutava contra o câncer desde 2007, quando recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro. No mesmo ano, se recuperou completamente da doença, que voltou a acometê-lo anos mais tarde.

Em outubro de 2011, os médicos voltaram a diagnosticar o tumor, e Mendes Ribeiro voltou à sala de operações no final do ano. Em 2013, ele passou por tratamento e, em março, decidiu deixar o Ministério da Agricultura.

No início de 2014, passou a apresentar dificuldades motoras e decidiu deixar a vida pública. Em maio, ele começou a usar cadeira de rodas e fez tratamento de recuperação física, mas que não teve resultados significativos. Em agosto, o tumor voltou a ser diagnosticado após o político ficar cerca de 10 dias hospitalizado para o tratamento de pneumonia.

Um dia antes de ser internado, Mendes Ribeiro havia participado de uma sessão solene na Assembleia Legislativa gaúcha que lembrou os 25 anos da promulgação da Constituição Estadual, da qual ele foi o relator.

Fonte: O Alvoradense