Foto: Pascom / OA

Em tempos de pandemia, os 25 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, completos em 04 de julho, foram comemorados de forma virtual.

No final de semana aconteceram Missas em Ação de Graças, transmitidas pelas redes sociais, inclusive com a presença do Bispo auxiliar Dom Donizeti de Souza. Contudo, a grande festa que já vinha sendo organizada há cerca de um ano pela comunidade foi cancelada. Estavam programados encontros preparatórios na Igreja, baile no salão de festas…  

A expectativa, agora, é que seja possível, em 2021, comemorar os 26 anos com uma grande festa.

“Espiritualmente, houve celebrações intensas”, avalia o pároco Alexsandro Mello, o padre Sandro, “mas de certa forma é frustrante, principalmente por todas as pessoas que trabalham e trabalharam nesta paróquia”, admite, lembrando que esta seria uma festa comemorativa de toda a comunidade.

Celebrações através das redes sociais e também momentos de evangelização não são novidade para o padre Sandro que, de segunda a sexta-feira, às 15h, entra em contato com as pessoas através do Face da Paróquia. E no final de semana, é possível acompanhar as Missas on-line, no mesmo endereço digital.

Trabalho

A igreja fica na avenida Piratini e as pastorais seguem empenhadas em atender, principalmente aos mais necessitados e atingidos pela crise provocada pelo coronavírus.

“A paróquia não parou suas atividades, mesmo com igreja fechada”, principalmente a Pastoral Social continua socorrendo muitas famílias “verdadeiramente necessitadas”, diz o padre.

E entre as atividades de aniversário, no sábado (4) aconteceu nova edição do Drive Thru, quando as pessoas levam, principalmente de carro, alimentos e outras doações até a igreja. Na parte externa uma equipe recebeu os produtos que mais tarde são encaminhados aos necessitados. Foram arrecadados 365 quilos de alimento e ainda muitos agasalhos.

Além disso, durante a semana as equipes seguiram recebendo os alimentos das pessoas que combinaram durante umas das lives do final de semana.

“Esta comunidade sempre foi muito atuante, e agora, em tempos de pandemia, o trabalho não parou. É muito bonito”, salienta padre Sandro.

Registro

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada no bairro Piratini, foi fundada em 04 de julho de 1995, pelo então arcebispo Dom Altamiro Rossato.

O primeiro pároco foi o padre Luís Inácio Ledur, de 1995 a 2005; seguido do padre Fábio Lúcio dos Santos, de 2006 a 2007, padre Maikel Herold, de 2008 a 2010; padre Alexandre Silveira Chaves, de 2011 a 2014 e, desde janeiro de 2015, o padre Sandro.