Cavalo foi encontrado abandonado na rua com diversas lesões no corpo | Foto: Ana Ruth / Especial / OA

Ainda que tenha sido socorrido por uma protetora de Gravataí, é preocupante o estado de saúde do cavalo que foi abandonado na rua Bandeirantes, bairro Nova Americana, no último final de semana.

Os moradores da rua, preocupados com o fato do animal estar machucado, com dificuldade de ficar em pé, inicialmente entraram em contato com a Prefeitura. Contudo, receberam orientação de procurar o dono do cavalo, que o havia deixado ali.

Através das redes sociais, conseguiram contato com Márcia Becker, de Gravataí, que levou “Abençoado” para tratamento. O nome “Abençoado” foi escolhido pela avó da moradora Ana Ruth, que liderou a mobilização em busca de ajuda.

De acordo com a protetora, o estado dele é muito grave. Provavelmente devido à má alimentação e excesso de peso na carroça, ele tem fratura na escápula e rompimento dos tendões das duas patas traseiras, conforme diagnóstico veterinário. É um cavalo muito jovem, o que deve ajudar na recuperação.

“O problema é se ele deitar e não conseguir mais levantar. Ai não tem mais o que fazer”, lamenta Márcia. Por fim, a protetora afirma que muitos carroceiros tem o costume de utilizar os cavalos até que eles não aguentem mais, e depois os “jogam fora”.

Fonte: O Alvoradense