Foto: Reprodução / Pixlr X / OA

Ao longo dos anos, o uso do termo “acidente” para descrever incidentes no tráfego tem sido questionado por especialistas e organizações dedicadas à segurança viária. A definição de “acidente” implica em um evento casual, fortuito ou imprevisto, enquanto muitos dos incidentes no trânsito poderiam ser evitados com medidas adequadas de prevenção.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 10697/2020, substituindo o termo “acidente” por “sinistro” em todos os contextos relacionados ao trânsito. Essa mudança tem o objetivo de trazer uma nomenclatura mais apropriada e precisa para qualificar eventos no tráfego, promovendo uma conscientização sobre a responsabilidade dos envolvidos.

A definição de sinistro de trânsito, conforme estabelecido pela norma, abrange todos os eventos que resultam em danos materiais, lesões a pessoas ou animais, e possíveis prejuízos ao trânsito, à via ou ao meio ambiente. Essa definição mais abrangente e precisa, busca enfatizar a importância da prevenção e da responsabilidade individual no trânsito.

A substituição do termo “acidente” por “sinistro” não é apenas uma questão semântica, mas sim uma mudança de paradigma na forma como encaramos os incidentes no trânsito. Ao adotarmos uma linguagem mais precisa e consciente, podemos contribuir significativamente para a redução dos índices de sinistralidade e para a promoção de um trânsito mais seguro para todos.

Alguns jornais centenários do país, como o jornal “O Estado de São Paulo” já vem usando o termo em alguns artigos. Técnicos por todo país, ao serem abordados pela imprensa também têm usado o termo “sinistro” para se referirem aos acidentes. Com isso, o termo vem sendo difundido e corrigimos esse equívoco histórico ao relatar uma imprudência, imperícia ou negligência no trânsito, causando um sinistro.

Observatório Nacional de Segurança Viária

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da segurança no trânsito no Brasil. Por meio de campanhas de conscientização, pesquisa e advocacy, o ONSV trabalha para reduzir os índices de acidentes e promover uma cultura de paz no trânsito. Para saber mais, visite o site www.onsv.org.br.

*Lucas Bavaresco, escritor, especialista em Direção Defensiva, certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Email lucas@lunnimais.com.br