Uma rara oportunidade para ouvir as mulheres. Assim a deputada Estadual Stela Farias (PT) definiu o encontro ocorrido na noite de quinta-feira (30) em Alvorada.
Durante a palestra Mulheres Que Vivem – Esporte, coordenada por Igor Agradem, ex-atleta de futebol de campo, foi possível conhecer os desafios enfrentados por diferentes mulheres no ambiente esportivo.
A começar pela jornalista esportiva Graziela Albuquerque que falou da dificuldade de trabalhar nos campos de futebol, entre outras coisas, passando por Karina Balestra, ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, ex-capitã do Grêmio e atualmente membro dirigente do Sindicato das Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapers), que comemora o fato de ser a primeira atleta de futebol a conseguir de aposentar; Lara Schuller, recordista mundial de embaixadinhas, que chegou a se apresentar nas ruas quando buscava o difícil e caro registro no Guinness Book e Duda Luizelli, ex-coordenadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, ex-atleta e dirigente do SC Internacional, que sinalizou a possibiidade de trazer seu projeto para Alvorada.
Destaque para as alvoradenses Tatiane Stoduto, atleta e árbitra, que falou das dificuldades em conseguir espaço na arbitragem nas quadras gaúchas, e Maitê Disconzi, professora e capoeirista que lembrou as dificuldades em ser reconhecida como participante e igual em uma roda de capoeira no início de sua trajetória.
O evento, ocorrido no Instituto Federal RS – Campus Alvorada, contou ainda com a participação da vereadora Giovana Thiago (PT) procuradora da Mulher de Alvorada, e a presença de Patrícia Gusmão, dirigente do Grêmio e das jovens alvoradenses Manu Borba, atleta do SC Internacional, e Mayara da Silva Oliveira, bicampeã mundial de Capoeira.