O Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas foi apresentados ao municípios que integram a Bacia do Gravataí na última sexta-feira (25), durante encontro ocorrido no auditório da Emater com o objetivo de conscientizar e mobilizar os acerca das ações de revitalização. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria Regional para a Bacia do Rio Gravataí (Rede Ambiental Gravataí), em parceria com as Secretarias Estaduais da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Emater/RS-Ascar e contou com a presença de representantes de Alvorada, Canoas, Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão, além de técnicos da Sema e da Emater.
A promotora de Justiça com atribuições regionais na Promotoria Regional da Bacia do Gravataí, Roberta Morillos Teixeira, salientou que a finalidade do evento foi apresentar o Programa aos municípios para que se tornem parceiros do MPRS. “Os municípios são os protagonistas na busca pela melhoria da qualidade hídrica na Bacia”, ressaltou. A promotora destacou que as primeiras ações em desenvolvimento no programa são o diagnóstico, recomposição e monitoramento de áreas de preservação permanente de cursos d’água e de nascentes. “Dentre os grandes problemas da Bacia do Gravataí estão o abastecimento, o uso da água, a escassez. As atividades desenvolvidas no programa, voltadas aos agricultores, já estão sendo desenvolvidas in loco pela Emater”, esclareceu.
Também presentes o coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini; a promotora de Justiça com atribuições regionais na Bacia do Rio Gravataí, Roberta Morillos Teixeira; o titular da SEAPDR, Domingos Velho Lopes a titular da Sema, Marjorie Kauffmann; o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri e o presidente do Comitê de Bacia, Sérgio Cardoso.