Municípios da R10 entregam proposta de retomada de eventos ao Governo do Estado

Novos protocolos serão aplicados gradativamente, conforme avanço da vacinação contra a Covid-19

58
Foto: Arquivo Pessoal / OA

Alvorada participa da proposta de novos protocolos sanitários para reabertura gradativa de grandes eventos que foi apresentada na quarta-feira (14), pelos municípios da Região 10 ao Gabinete de Crise do Governo do Estado, coordenado pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Além de Alvorada, os municípios que integram a R10 (Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha) sugerem a realização de eventos com ingresso apenas de pessoas testadas e negativadas para a Covid-19 e, em um segundo momento, aquelas com esquema vacinal completo.

De acordo com o calendário proposto, no período entre 19 de julho e 1º de agosto, seriam autorizados eventos com ocupação máxima de 50% do alvará ou do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e limite de público de mil pessoas.

Entre os requisitos para realização estariam testagem do público no momento da entrada, agendamento de testagem por grupos e horários diferenciados, coleta de dados para rastreabilidade e autorização prévia da prefeitura.

Após, até a segunda quinzena de agosto, podem ser liberadas atividades com 50% da ocupação máxima até 5 mil pessoas. A autorização seguiria avançando de forma gradual, com ocupação de 75% e público de 10 mil e, em setembro, chegar a 20 mil pessoas.

A última etapa, prevista para final de setembro, com ocupação máxima de público, exigiria, testagem na entrada ou esquema vacinal completo do público presente, além de autorização do município sede.

O Gabinete de Crise aguarda o envio de documento assinado por todos os municípios da R10 para dar prosseguimento à análise da proposta, que será feita pelas equipes técnicas da Secretaria da Saúde, do GT Saúde e do GT Protocolos.